Recursos Ética

Accountability for Civil Society by Civil Society: A Guide to Self-Regulation Initiatives

por Civicus
ano 2014

O número de organizações da sociedade civil (OSC) tem vindo a aumentar a diferentes níveis, o que implica  um aumento de responsabilidade e do seu papel na sociedade. Este guia faz parte do programa de legitimidade, transparência e prestação de contas da CIVICUS. Apresenta mais de 20 estudos de caso em todo o mundo. Língua: inglês

Código de Conducta de las ONG de Desarrollo de la Coordinadora

por Coordinadora de ONGD
ano 2014

O código é dividido em duas partes. A primeira apresenta a identidade das ONG, as suas áreas de trabalho, os critérios gerais de desempenho e organização interna e as orientações a seguir em termos de comunicação e uso de imagens. A segunda parte refere-se à implementação, divulgação e cumprimento do código.
Língua: castelhano

Ethical communication - The european NGOs Code of Conduct on Messages and Images, best pratices and challenges

por DEEEP
ano 2011

Através da apresentação de boas práticas e de desafios, este dossier tem como objetivo compreender os limites e desafios do Código de Conduta de Imagens e Mensagens. Língua: inglês

Ethical Questions and International NGOs: An exchange between Philosophers and NGOs

por Editado por Keith Horton, Chris J. R. Roche
ano 2010

Nas últimas décadas verificou-se uma grande expansão no número, tamanho e influência das ONGD e estas mudanças levaram a um maior escrutínio destas organizações e as questões éticas ganham cada vez mais importância. Este livro é apresenta um conjunto de reflexões sobre as questões éticas nas ONGD. Língua: inglês

Accountability: the core concept and its subtypes

por Staffan I. Lindberg
ano 2009

Este working paper explorar os principais conceitos relacionados com a prestação de contas. Língua: inglês

Irish Development NGOs - Code of Corporate Governance

por CGAI
ano 2008

O objectivo deste código é determinar e formular padrões de boas práticas de governança aplicáveis às ONGD com o intuito de reforçar o impacto e a qualidade do seu trabalho. Língua: inglês

Irish Development NGOs - Code of Corporate Governance

por Dóchas
ano 2006

O Código de Conduta de Imagens e Mensagens foi escrito por ONGs que trabalham nas áreas da emergência, do desenvolvimento a longo prazo e do desenvolvimento da educação. Língua: português

Posição da Eurordis relativamente à transparência das ONG

por Eurordis
ano 2005

“A Eurordis acredita que a transparência não se pode limitar ao tema restricto da transparência nos fundos - uma condição necessária mas não suficiente para a transparência.” Língua: português

Code of Ethics & Conduct for NGOs

por World Association of Non-Governmental Organizations (WANGO)
ano 2004

Este código é um conjunto de princípios fundamentais e operacionais, bem como padrões orientadores da acção e daa gestão das organizações não-governamentais.
Língua: inglês