GT Ética

Este Grupo de Trabalho foi criado em 2011 e os seus objectivos passam pela dinamização do debate à volta de um conjunto de questões ligadas à Ética e Responsabilidade Social no trabalho das ONGD, tendo por base práticas e documentos já existentes noutros países. Este debate, para além de poder contribuir para o desenho e implementação de estratégias que incorporem os valores e boas práticas definidas internacionalmente sobre o tema, poderá conduzir igualmente à criação de um Código de Conduta das ONGD. Este documento pretenderá formalizar um conjunto de procedimentos e valores que as ONGD devem respeitar no seu trabalho e deverá ser construído através de um processo inclusivo e participativo, de modo a que o resultado final seja um documento em que a generalidade das organizações se revejam.

O Grupo conta neste momento com a participação de 8 ONGD: CPR - Conselho Português para os RefugiadosFundação Gonçalo da Silveira, Fundação Champagnat, IMVFLeigos para o Desenvolvimento, Médicos do Mundo, PAR - Respostas Sociais e Rosto Solidário.