Recursos Educação para o Desenvolvimento

Global How? Despertar para a Educação Global - Manual do Formador

por Várias Organizações
ano 2016

Este manual é o resultado do projecto europeu "Despertar para a Educação Global – Reforçar as competências dos membros das Organizações da Sociedade Civil europeias".

Declaração de Incheon - Educação 2030

ano 2015

Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos.

Consultar.

Rethinking Education: Towards a global common good?

ano 2015

What education do we need for the 21st century? What is the purpose of education in the current context of societal transformation? How should learning be organized? These questions inspired the ideas presented in this publication.

Educação para a Cidadania Global: Tópicos e Objectivos de Aprendizagem

ano 2015

"Em um momento em que a comunidade internacional é instada a definir acções para promover a paz, o bem-estar, a prosperidade e a sustentabilidade, este novo documento da UNESCO oferece orientação para ajudar os Estados-membros a garantir que alunos de todas as idades e origens possam converter-se em cidadãos globais informados, dotados de espírito crítico, socialmente conectados, éticos e engajados." (Qian Tang, Ph. D., Assistant Director-General for Education).

Consultar.

Educação para a cidadania global preparando alunos para os desafios do século XXI

ano 2015

"Neste momento, quando a comunidade de educação é convocada a dar passos para promover a paz, o bem-estar, a prosperidade e a sustentabilidade, espero que esta nova publicação da UNESCO obtenha sucesso em justificar por que a ECG é importante, além de oferecer a clareza conceptual e a orientação prática necessárias para sua implementação efectiva" (Prof. Dr. Qian Tang, Director-geral assistente para Educação)

por DEEEP
ano 2015

Based on 16 interviews from practitioners from all around the world, the final research report "Reconceptualising global education from the grassroots: the lived experiences of practitioners" explores the everyday realities of working in the field of global education. How do practitioners translate theory into practice? What influences their everyday life? Discover the 'hidden' part of global education and gain a fascinating insight into how GE practitioners view and understand their work.

Revista “Educação para o Desenvolvimento: Passado, Presente, Futuro”

por Plataforma Portuguesa das ONGD
ano 2014

Esta edição da Revista da Plataforma traça a evolução da ED em Portugal e na Europa e apresenta exemplos práticos de projectos desenvolvidos por associadas da Plataforma no âmbito das quatro áreas de intervenção definidas pela ENED.

GLOBAL EDUCATION IN PORTUGAL

por GENE
ano 2014

O relatório do GENE - Global Education Network Europe, cujos resultados foram apresentados no 1º Fórum ED realizado a 28 de Outubro, analisa o estado da educação global em Portugal oferecendo recomendações na necessidade de capacitação das instituições para que o bom trabalho da fase de inicial de implementação da ENED se mantenha. Língua: inglesa

Journeys to Citizen Engagement: Action Research with Development Education Practitioners in Portugal, Cyprus and Greece

por Amy Skinner e Sandra Oliveira
ano 2014

O relatório é o resultado de um projecto de investigação/acção sobre abordagens de “citizen engagement” utilizadas pelos técnicos de Educação para o Desenvolvimento em países em situação de crise, como Portugal, Chipre e Grécia.

Relatório de Acompanhamento - ENED (2012)

ano 2014

Com as informações, conclusões e recomendações plasmadas no relatório pretende-se fornecer dados e fundamentos de reflexão aos actores de ED e ao público em geral que tenham interesse na ENED, seja a nível local como internacional.

III Jornadas de Educação para o Desenvolvimento: Educação para o Desenvolvimento e outras "Educações para..."

ano 2013

A partir da reunião das apresentações feitas e dos resultados obtidos, quer nos trabalhos de grupo, como em geral, assim como das avaliações recebidas de uma parte significativa dos e das participantes, este documento pretende dar a conhecer o que foram as Jornadas.

II Jornadas de Educação para o Desenvolvimento: Educação para o Desenvolvimento nas Escolas

ano 2012

Este relatório pretende dar a conhecer o contexto em que estas Jornadas foram organizadas, as principais intervenções efectuadas, a reflexão realizada nos 6 Grupos de Trabalho e as principais conclusões e recomendações para o futuro.

Relatório de Acompanhamento - ENED (2010-2011)

ano 2012

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento ENED

por IPAD
ano 2009

A ENED constitui um documento de referência para a intervenção em Educação para o Desenvolvimento. A sua concepção foi da iniciativa do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) que a elaborou em colaboração com actores governamentais e não-governamentais.

ED´esta! - A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E OS MEDIA

por GT ED
ano 2004

O tema “ED e Media” surge como ponto de partida evidente pela sua actualidade, pela necessidade cada vez mais premente de reflectir sobre ligações que, se algumas vezes tomadas como óbvias, se prestam a reflexões múltiplas e enriquecedoras pela sua diversidade.