Recursos Aid Watch

2014 AidWatch Report: AID Beyond 2015

por CONCORD
ano 2014

O 9.º Relatório AidWatch conclui que, apesar dos compromissos assumidos internacionalmente e renovados no novo Conceito Estratégico para a Cooperação aprovado em Março de 2014, Portugal apenas disponibilizou, em 2013, 0,23% do seu Rendimento Nacional Bruto (RNB) - 364M€ - para ajuda ao desenvolvimento.

Cooperação Portuguesa: uma Política de Estado?

ano 2014

Neste factsheet analisam-se os diversos episódios que vêm confirmar a fragilidade da Cooperação Portuguesa enquanto política de Estado, e a sua subordinação a outras políticas ou agendas, como a promoção da língua portuguesa no mundo e – sobretudo – a diplomacia económica.

Pós-2015: Uma Agenda de Direitos Humanos

ano 2014

Breve reflexão sobre a necessidade de uma abordagem de Desenvolvimento baseada na promoção dos Direitos Humanos.

As ONGD e a Cooperação Portuguesa - Parceiras de uma Agenda de Desenvolvimento mais justa, equitativa e eficaz

ano 2014

Neste documento analisa-se o relacionamento entre o Governo e as ONGD e o contributo da Sociedade Civil para a adopção de uma agenda de Desenvolvimento mais justa, equitativa e eficaz.

Abertura e Transparência: um compromisso que (ainda) não passou à prática

ano 2013

Neste factsheet são enumeradas as falhas na questão da transparência e da qualidade da informação sobre os fluxos de Ajuda ao Desenvolvimento que, em última instância, constituem um dos principais entraves na elaboração do
Relatório Aid Watch.

por CONCORD
ano 2013

Este relatório centra-se na monitorização e avaliação da quantidade e qualidade da APD da UE, concluindo que o défice de financiamento para se alcançarem as metas da ONU corresponde a 36 mil milhões de euros.

Relatório Aid Watch 2012 - Uma Leitura da Cooperação Portuguesa desde 2003

ano 2012

Assumindo como marco temporal 2003, ano da última audição pública dedicada à Cooperação para o Desenvolvimento no nosso Parlamento Nacional, procurou-se traçar o perfil de quase uma década de evolução da APD portuguesa.

CONCORD AidWatch Special Report 2012 - Making sense of EU development cooperation effectiveness

por Bodo Ellmers e Wiske Jult
ano 2012

Neste relatório encomendado pela CONCORD, os autores avaliam o processo do acordo de parceria de Busan e a qualidade da ajuda da União Europeia (EU).

A Eficácia da Ajuda e do Desenvolvimento

por Vários
ano 2011

Pretende analisar de forma abrangente o que tem sido a agenda da eficácia da ajuda ao nível internacional, reflectindo sobre as suas realizações, dificuldades e desafios no contexto da arquitectura global da cooperação para o desenvolvimento.

Portugal e África: Melhor Cooperação, Melhor Desenvolvimento

por ACEP
ano 2011

Esta publicação contribui para o debate e análise das questões relacionadas com a qualidade da Cooperação para o Desenvolvimento, contando com a visão crítica e o rigor de inúmeras pessoas e instituições que a este projecto se associaram.

Melhor Cooperação, Melhor Desenvolvimento

por ACEP
Blogue

Blogue que visa o debate e análise de questões relacionadas com a qualidade da Cooperação para o Desenvolvimento.