GT Aid Watch

O Grupo Aid Watch, criado em Janeiro de 2007, tem como objectivo principal analisar a evolução da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) de Portugal, tendo como referência os compromissos internacionais assumidos pelo Estado nesta matéria.

Esta análise da APD é também a base para a participação da Plataforma no relatório europeu AID WATCH da Confederação Europeia das ONGD de Desenvolvimento e Acção Humanitária (CONCORD) e procura incentivar o debate nacional sobre esta temática, envolvendo neste debate diferentes decisores políticos (Governo, Assembleia da República e Partidos Políticos).

No âmbito da área de trabalho deste Grupo a Plataforma desenvolve regularmente várias intervenções ao nível da influência política e monitorização das políticas públicas relevantes para o trabalho da Sociedade Civil. O trabalho do grupo tem vindo a evoluir, de uma monitoria dos aspectos quantitativos da APD para a inclusão da análise da qualidade da Cooperação para o Desenvolvimento, em coerência com os debates sobre a Eficácia do Desenvolvimento.

A nível internacional, a participação de representantes deste GT em iniciativas da CONCORD tem permitido acompanhar uma série de temáticas relevantes para o futuro do trabalho das ONGD, como por exemplo o Diálogo Estrutura entre a Comissão Europeia e a Sociedade Civil dos estados membros e também os debates sobre a Eficácia do trabalho das Organizações da Sociedade Civil (Open Forum on CSO Effectiveness).

Do GTAW fazem parte actualmente 8 ONGD: ACEPADRAEngenho & ObraFECIMVFOIKOSSOLSEF e UNICEF.